Copabase participa de oficina para fortalecer boas práticas no extrativismo e valorização dos produtos do Cerrado
- Contato Sow
- há 6 dias
- 1 min de leitura

A Copabase marcou presença na oficina “A importância das boas práticas no extrativismo, armazenamento, beneficiamento e comercialização dos produtos do Cerrado”, realizada entre os dias 28 e 30 de abril, em Chapada Gaúcha (MG). O evento reuniu extrativistas, agricultores familiares, assentados, mulheres e jovens, promovendo um espaço rico de trocas de experiências e conhecimento sobre o manejo sustentável de espécies nativas como pequi, baru, favela, coquinho, mangaba, cajuzinho e jatobá.
Durante a programação, as oficinas práticas abordaram temas fundamentais para garantir a qualidade e a valorização dos produtos do Cerrado, como técnicas de coleta, logística, industrialização e gestão dos empreendimentos comunitários. A Copabase, beneficiada por projetos de fortalecimento da sociobiodiversidade com o apoio de parceiros como Funatura, MMA e Funbio, contribuiu ativamente no evento. A cooperativa foi representada por Dionete Figueiredo, que ministrou uma palestra sobre gestão istrativa e financeira, reforçando a importância de uma gestão eficiente para o sucesso dos empreendimentos, e Gabriela Soares, Anny Caroliny, Maria Aparecida e Murilo Notine da equipe técnica, bem como membros cooperados extrativistas Sr. Nardelio Ernesto, Ilma Francisca, Deusdeth Durães e Fabio Rodrigues
A participação da Copabase reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento das comunidades locais e a promoção de práticas que conservam e valorizam os recursos do Cerrado.